Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONCORDAR E CONTINUAR

(11) 43491693

(11) 99865-6385

Português
Quem Somos

O "Instituto Claret - Solidariedade e Desenvolvimento Humano" é uma organização social que atua há 37 anos na defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade. A missão do Instituto Claret é contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas vulneráveis para o protagonismo e a equidade. O Instituto Claret faz parte da Congregação dos Missionários Claretianos, atuando desde o princípio para levar por suas obras sociais o carisma de Santo Antônio Maria Claret.

Nossa visão é nos tornarmos uma organização de referência para a sociedade no desenvolvimento humano e promoção da solidariedade. Para tal, temos como valores Solidariedade; Liberdade; Ética; Justiça e Fé.

A logomarca do Instituto Claret nasceu a partir da composição de vários pareceres sobre os ideais e missão do Instituto alinhados às propostas do Evangelho de Jesus Cristo. Portanto, sob um olhar cristão do sentido da vida, da verdade, da justiça e da paz para a transformação das relações sociais em forças de inclusão; contribuindo para o desenvolvimento humano com o discernimento, o diálogo e a esperança. A Congregação Claretiana buscando ser fiel ao carisma do Fundador, Santo Antônio Maria Claret, sustenta a proposta de evangelização centrada na Solidariedade e Missão.

Essa história teve início em 1985, quando mulheres, chefes de famílias monoparentais, tinham de trabalhar na região central de São Paulo em subempregos para sustentar suas famílias enquanto cuidavam de seus filhos. A partir desse dilema, iniciou-se uma mobilização junto à sociedade e, pela iniciativa do Padre Claudio Gregianin, missionário da Congregação Claretiana do Brasil, inaugurou-se a nossa primeira creche ainda naquele ano e, posteriormente, foram criadas as demais unidades e serviços hoje existentes.

Nestas quase quatro décadas de história, o Instituto Claret já atendeu mais de 30 mil beneficiários diretamente. Só nos primeiros sete meses de 2022 foram realizadas 2.161 abordagens de pessoas em situação de rua, 9.725 atividades socioeducativas foram aplicadas, 154.438 refeições foram servidas, 1.929 visitas domiciliares foram efetuadas, 1.516 cestas básicas foram distribuídas.

Atualmente o Instituto Claret atua na cidade de São Paulo em bairros periféricos como Anhanguera, Brasilândia, Perus, Pirituba e Jaraguá, além de bairros na região central como Santa Cecília e Barra Funda.