Para cumprir nossa missão de promover o desenvolvimento integral das pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da solidariedade, acolhendo para o protagonismo e para a equidade, o Instituto Claret se norteia pela metodologia da Investigação Apreciativa.
Desse modo, nosso olhar se dirige aos pontos fortes e às melhores práticas de nossos grupos, sejam eles de profissionais, de beneficiários, de parceiros e da comunidade em geral. Trata-se de uma análise potencializadora, que se pauta por elaborar as perguntas corretas e exercitar a escuta qualificada e ativa para promover a capacidade de autossuperação.
Assim, evitamos meras suposições, mas, como nos revela José Cristo Rey García Paredes em O método apreciativo, buscamos, em primeiro lugar, descobrir o melhor de nós; então, sonhar e visualizar os processos que funcionarão bem no futuro; assim, podemos planejar e priorizar as etapas desse processo e, por fim, implementar e executar o desenho realizado.
Por isso, concebemos cada pessoa como um sujeito participante e protagonista na sociedade em que estamos inseridos. Desde a primeira infância, cada indivíduo é capaz, ativo e competente na sua relação com o mundo, sendo repleto de potencialidades desde o seu nascimento.
Na perspectiva dos valores éticos, buscamos orientar e estimular as crianças, adolescentes, famílias e comunidade a desenvolver as relações humanas com reflexões nas atitudes baseadas no respeito, solidariedade e valorização do outro como pessoa singular.
Nesse sentido, nosso principal objetivo é fortalecer os vínculos afetivos, respeito às diferenças, preservação do meio ambiente e a igualdade de direitos.